terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tu andas sempre descalço, Tom Sawyer

“Tom Sawyer é o personagem principal dos livros infantis As Aventuras de Tom Sawyer, As Viagens de Tom Sawyer e Tom Sawyer Detetive, de Mark Twain (1835-1910), considerado o pai da literatura americana moderna. É um garoto que vive com a tia Polly e o irmão Sidney numa pequena cidade nas margens do rio Mississippi, nos Estados Unidos da América, no século XIX. Esperto, Tom e seu amigo Huckleberry Finn metem-se nas mais incríveis peripécias.”
(wikipédia)

Estas e outras informações sobre o Tom Sawyer podem ser encontradas por aí na net.
Não é minha intenção, contudo, elaborar grande dissertação teórica sobre isto.
Pretendo, sim, partilhar convosco mais algumas das minhas paixões de outros tempos. Entre elas está o Tom Sawyer.
Quando eu era miúda, bem miúda, os desenhos animados do Tom Sawyer davam ao Sábado de manhã. Hoje em dia não é assim, mas naquele tempo eu tinha aulas ao Sábado de manhã. O que era uma grande chatice!
As aulas começavam às dez e terminavam ao meio-dia. Ora, a quantidade de desenhos animados que eu não via por causa dessas benditas aulas. Ainda por cima eram de Religião e Moral (que, achava eu, nem era lá muito importante). Acabava sempre por perder alguns minutos do Tom Sawyer. Mesmo que fosse ou viesse da escola a correr.
Se bem me lembro, na página da Rádio Comercial onde tem as “Musicas para sonhar” está (ou esteve) a do Tom Sawyer.
Ainda hoje sei a letra.
Ainda hoje fecho os olhos quando a oiço e quase consigo sentir a mesma envolvência de quando criança.
Sonhar não faz mal a ninguém.

2 comentários:

Paulo disse...

Odiava odiava aulas ao sábado de manhã! Um sacrilégio! Um crime! perder o Tom, o Conan, o professor engenhocas e eu sei lá de bons desenhos animados, Nada de songókus e bonecos meio cão meio gato (quando vi isto pela primeira vez, fiquei em estado de choque,,,), ou esponjas do mar horriveis!! Já reparaste no disparate que são os desenhos animados de hoje? Como é que as crianças hão-de ter valores?!!

memyselfandi disse...

Paulo, realmente, esta malta de hoje em dia anda se queixa! Nunca souberam o que era ter aulas ao Sábado. Por outro lado, coitados! Os desenhos animados deles comparando com os nossos, enfim...