segunda-feira, 4 de abril de 2011

O sabor amargo da derrota

O meu rebento participou num torneio de Karaté importante este fim de semana. Perdeu. Foi a primeira vez, ainda nunca lhe tinha acontecido. Quando anunciaram os resultados e percebeu que não tinha ganho ficou muito quieto no seu lugar. A seguir saiu de onde estava e, com olhinhos desorientados, procurou alguém. Encontrou esse alguém que lhe leu na carita a desorientação e a dor que sentia. Recebeu apoio num abraço e em palavras. Eu estava longe. Assisti a tudo isto, apenas. Naquele momento nada mais podia fazer. Mesmo agora que já passaram dias, não consigo traduzir por palavras o que senti ao presenciar aquele momento de crescimento interior do meu filho. Sim, porque alguma coisa dentro daquele menino mudou e percebi isso logo que pude estar com ele e trocámos os primeiros olhares depois da derrota. Crescer também dói. O que o meu filho ainda não sabe, nem consegue compreender, é que vai crescer uma vida inteira. Mas que o crescimento também é uma coisa muito boa. Não sei se conseguirei algum dia transmitir-lhe esta ideia, para que aprenda a aceitar. Neste momento, ele não consegue fazê-lo. E eu também não.

6 comentários:

Helena disse...

O essencial é que tenha sempre alguém para quem olhar...e abraçar! :) Mas que doi...doi!

memyselfandi disse...

Helena, sim, também acho que isso é essencial, não só para eles mas para todos nós. Ter quem abraçar nos momentos das derrotas é mesmo muito importante. E faz doer menos um cadinho... =) Obrigada por mais uma visita!

NUXA disse...

Ele vai crescer muitissimo bem, vais ver. Basta sentir que tem a mamã sempre lá.
=)
Gostei muito.
Bj.

Valter disse...

A aceitação de que dor é crescimento nunca será um processo pacífico... pode apaziguar saber que passa, como tudo na vida.

memyselfandi disse...

NUXA, eu também acredito que vai. Bigada!
Jt.

memyselfandi disse...

Valter, pois... saber que passa, realmente, ajuda um pouco =)