domingo, 19 de outubro de 2008

Address: 221B Baker Street

Ainda não falei sobre o assunto, mas é desta que vos digo que sou grande apreciadora de romances de mistério e literatura policial. São vários e ricos os personagens criados por este genero literário. Existem alguns sobre os quais vale a pena falar.
Já ouviram falar de Mr. Sherlock Holmes? Lembram-se da série de televisão? Dos livros? É das minhas personagens favoritas desde miúda e não poderia deixar de mencionar esta magnífica figura que sempre admirei pela sua "lógica dedutiva" e pela sua postura altiva, até arrogante, ou não fosse o senhor Inglês (nada contra).
Para quem não se lembra ou nunca ouviu falar (o que é possível), cá vai alguma informação e uma apreciação sobre esta figura.
Sherlock Holmes viveu em Londres, na 221B Baker Street, durante a época Vitoriana, entre 1881 e 1903 e era um detective espectacular. Não havia em Londres (e arredores) mistério que não conseguisse solucionar.
Ora isto seria tudo verdade, se Sherlock Holmes não fosse apenas um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle.
Holmes é um génio do bem, com um feitio especial, mas particularmente brilhante e com um "Je ne sais quoi" que sempre me cativou. De todos os actores que desempenharam o papel de Sherlock, tanto na televisão como no cinema, o meu eleito (o mais parecido com aquele que eu imaginava quando lia os livros) é Jeremy Brett. É dele a foto. Eu tinha que falar nele.
Já agora, podem não ter lido os livros, mas visto a serie de televisão. Passem pela barra de vídeo ao lado e "enjoy!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Houve uma época em que este tipo de programas 'tava a dar. Fiquei fã de alguns, também. detalhes é que não é comigo...