segunda-feira, 15 de junho de 2009

As horas

É um lugar comum dizer-se, mas os dias passam com uma velocidade incrível. As horas sucedem-se a um mesmo ritmo. Quando me apercebo o "é hoje" já "foi ontem" e algo mais aconteceu e passou e pronto.
Tenho muitas vezes esta sensação de impotência perante a passagem do tempo. Não deixa de ser algo perturbadora a ideia de que "o que passou já não volta mais" - ó frasezita redutora e fatalista, esta.
Apesar de tudo, acabo por gostar que as horas vão passando sem que eu dê por elas. Não gosto de horas mortas. Causam-me inquietação. Olhar para o relógio e esperar que as horas passem é agonizante para espíritos inquietos. A ansiedade é agonizante para espíritos inquietos.
Infelizmente, momentos desses acontecem a toda a gente e eu não sou excepção. Tento fugir-lhes o mais que posso, contudo, a fuga nem sempre é eficaz.
Lembro-me muitas vezes de uma das falas - carregadíssima de semântica - que a personagem do filme "As horas", Richard Brown (Ed Harris era o actor) dizia: "But I still have to face the hours, don't I?"

Don't we all?


6 comentários:

Celeste disse...

por vezes temos é que encarar as horas que já passaram e que não aproveitamos devidamente. O meu tempo é precioso e demasiado curto! Nesta fase da vida vejo passar as horas a grande velocidade e 24 não me chegam!Quero acrescentar que o filme é muito bom, continuo a chorar "baba e ranho".

João P Silva disse...

O que não daríamos para parar o tempo?!' Por vezes seria óptimo. E então acelerá-lo!?? Também dava muito jeito! É sem dúvida dos conceitos mais estranhos com que nós humanos nos deparamos-O tempo! É uma coisa estranha(mas que se entranha) que apenas sabemos que existe mas que não tocamos ou agarramos.E é essa incapacidade de dominio que nos desgasta. O que conseguimos sentir são apenas as suas consequências.já pensaram que o tempo é infinito? conseguimos nós lidar algo que não conguimos limitar ou compartimentar? Tal como o universo... enfim...talvez um dia quando o nosso cérebro trabalhar a 100% da sua capacidade consigamos lidar com isso sem dificuldade...

Bjs&Abraços

João P silva

memyselfandi disse...

CELESTE, quem não gostaria de viver a vida ao máximo? Mas será isso possível?
Também acho o filme fantástico!

jt.

memyselfandi disse...

JOÃO P, speechless! Quando for grande quero ser como tu!

jt.

SurpriseBox disse...

acho que é uma coisa boa ninguém ter o poder de acelerar ou abrandar o tempo. é tão bom aquele tempo que passa depressa demais... e também é tão bom que o tempo que leva tempo a passar passa na mesma.

memyselfandi disse...

Discordo. quando é bom não devia passar depressa demais...Mas é um alívio quando demora mas acaba por passar na mesma.