sábado, 10 de março de 2012

Teaser


Estava por lá paradito, em cima de uma mesa e com ar de quem não tinha dono. “Engula Sapos” era o nome que se lia em letras gordas na capa.
Não resisto a ver um livro assim, no meio de lugar nenhum, tão só, e não lhe pegar para ver de que trata.
Ora bem, rapidamente percebi que era um daqueles livros de ‘autoajuda’ (devem estar cada vez mais na moda, reproduzem-se em abundância e estão em tudo o que é lugar). Estava eu perante “um best-seller do campo da gestão e do desenvolvimento do potencial humano” (dizia na capa). Comecei a ler, achei alguns factos curiosos e fui saltando páginas (direito que me assiste enquanto leitora segundo o  inteligente Daniel Pennac), para ver se seduzia até ao final. E seduziu.
A primeira coisa que li e me chamou a atenção foi: “Seja qual for o nível das suas capacidades, você dispõe de mais potencial do que aquele que poderá alguma vez desenvolver ao longo de uma vida.”  – James T. Mckay). Ora, eu achei logo que sim (toda eu sou potencial que nunca mais acaba) e passei para um outro capítulo que começava com: “Nunca haverá tempo suficiente para fazermos tudo o que temos de fazer”. O que isto me descansou, meus amigos! Afinal não sou só eu. Afinal é, tipo, uma verdade universal! Olha que bem!.
Vou só partilhar mais uma citação que por lá encontrei e me pareceu digna de destaque (Saint-Exupéri, desta vez). “É no entusiasmo irresistível pela grande aventura, pela vitória e pela atividade criativa que o Homem encontra a sua alegria suprema.”
E pronto. Vou então começar a investir mais nisto do “entusiasmo pela grande aventura ” (e pelo resto) e esperar que a alegria suprema não demore muito.
O que um livrito perdido em cima de uma mesa não é capaz de fazer pela vida de uma pessoa!

Sem comentários: