terça-feira, 30 de junho de 2009

Leituras oitentistas




Quem é que foi adolescente nos 80s e nunca leu um livro escrito por Enid Blyton? Quem é que não conhece a musica "Here come the famous Five/ Julian, Dick and Anne, George and Timmy the doooog!..."
Se alguém responder que não, vai descer uns pontitos...
Pois eu acho que li (quase) todos. Não dá para saber ao certo. Rapazes e raparigas deliravam com "Os cinco" ou "O clube dos sete". Eu delirei sobretudo com uns que havia mais dirigidos às meninas. Devorei cada palavra! Guardo-os até hoje. Eram da colecção "As gémeas", da mesma autora.
De vez em quando ainda pego neles e leio umas páginas... Que saudades!

domingo, 28 de junho de 2009

Mentes iluminadas

E porque de mentes iluminadas falamos.
E porque falamos de amigos.
E porque partilhamos.
Gostaria de partilhar com todos os que a este cantinho tiverem acesso ,a minha mais recente descoberta.
Descobri, através de uma brincadeira saudável, que por vezes temos muito cá dentro que nem sempre se mostra ou nem sempre os outros conseguem ver.
Estou a falar daquele que muito me surpreendeu, o meu amigo secreto, e mais uma vez desculpa J.P. mas acho verdadeiramente extraordinário que alguém concentre em si próprio tanta capacidade de sensibilizar. E não sou eu a pensar assim. Acredita que depois de ouvirem a tua interpretação todos acharam e muitos mais acharão o mesmo.

Tens a capacidade de iluminar quando fotografas mas, sobretudo, quando tocas.
Mais uma vez, desculpa expor-te tanto, mas falamos de partilha e eu quero partilhar a minha descoberta que tanto me ilumina.

Obrigada.

Celeste Silva

Verano Porteno - João P. Silva

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O rei da pop continuará...


Desde os 80s que muito tenho dançado ao som das musicas dele!
Continuo a dançá-las com prazer até hoje. Na minha vida profissional, uso algumas das suas musicas (Earth Song ou Black or White) para introduzir ou ilustrar conteúdos de trabalho. Algumas delas estão, até, em manuais escolares.
Goste-se ou não se goste, Michael Jackson é uma figura incontornável do mundo da musica e símbolo representativo da pop dos anos 80. Não deve haver alma no mundo que não conheça o "Thriller"!
Não poderia deixar de lhe prestar esta muito singela homenagem.
O mundo da musica não seria o mesmo sem ele.


R.I.P


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Onde está o meu ídolo?

Hoje, só vim cá mesmo para dizer que o meu ídolo de adolescente faz 46 anos. É verdade. Mr. George Michael está de parabéns e não me poderia esquecer...
Tive o poster seguinte durante anos na parede do meu quarto.



E este é o "gajo" que fui ver a Coimbra...



É a vida...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Valia a pena pensar nisto

Mandaram-me um link de um filme espectacular, que foi premiado, que acho que deve ser partilhado! Tem de ser partilhado! Embora saibamos que o consumismo existe, que nos leva a comprar mais do que precisamos e depois usarmos o que nos apetece e quando nos fartamos deitamos fora... quando se fala de comida devíamos ser mais conscientes! Tantas vezes ouvi os meus pais dizerem " Come tudo, olha que tens muita sorte de ter comida no prato, há meninos que não têm nada para comer" e isto entrava por um ouvido e saía pelo outro. Ironia das ironias, hoje, ouço-me a dizer isto aos meus... Acho que lhes vou mostrar este filme... talvez vendo faça alguma diferença: valorizar o que têm e pensar como podem ajudar os outros!

Graciana C. Vieira

terça-feira, 23 de junho de 2009

De porta aberta

Por vezes, cruzam-se no nosso caminho seres humanos que nos fazem duvidar se, de facto, o serão. Outras há, em que nos deparamos com agradáveis surpresas e descobrimos que, afinal, ainda existem seres humanos que nos fazem acreditar no verdadeiro significado dessa expressão. Apercebemo-nos que ainda não são uma espécie extinta. Quando isso acontece, apetece-nos sentir a sua presença à nossa volta e convidá-los a entrarem no nosso mundo, na nossa casa.
Foi o que eu fiz.
Vejo-me, neste momento, rodeada por "tais" seres Humanos e abri-lhes a porta. Convidei-os a fazerem parte do meu mundo e a entrarem na minha casa.
A partir deste momento, farão parte dela, e, sempre que cá entrarem, serão convidados de honra.
A primeira convidada já chegou. O post seguinte é dela.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Começou oficialmente o Verão (use sunscreen)

O vídeo que vos apresento a seguir foi-me enviado por uma amiga.
É provável que alguns já o conheçam. A sabedoria nele presente chamou a atenção de muita gente. Também já tinha chamado a minha, mas depois acabei por me esquecer que existia.
Há uns anos, ouvi dizer que o texto deste vídeo tinha sido escrito por uma rapariga finalista, que pensou ser ela a fazer o discurso final. É verdade. Este foi preparado para ser um daqueles discursos que os Americanos costumam ler "when they graduate".
Acontece, todavia, que acabou por ser outra pessoa escolhida. O discurso nunca foi lido na "graduation ceremony". What a downer! (Não sei se a história é verdadeira.)
Em compensação, está a ser lido e ouvido por esse mundo fora.
Eu, pessoalmente, acho muito bem e subscrevo (quase) inteiramente.
Ora aqui vai.





(Obrigada, loira-sexy)

Bichos da seda - continuação

Por estas paragens a aventura com os bichos parece ter terminado. As borboletas foram perdendo a cor nas asas e acabaram por ir á vida... ou à morte, no caso. Achei cruel. Inventei que deviam estar a hibernar ou algo. As ovos passaram de amarelitos a cinzentos. Deve fazer parte do processo (espero eu).
Capítulo encerrado.
Será?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Listen carefully! I shall say this only "wence"

A quantidade de vezes que eu própria disse (e digo) esta frase!
Não sei se soa familiar a alguém, mas para mim é daquelas expressões que me coloca sempre um sorriso na cara, já desde os 80s.
Quem a dizia (em quase todos os episódios) era a personagem Michelle, da série cómica britânica produzida pela BBC, "Allô, Allô" (lembram-se?).
Um destes dias voltei a ouvir a tão emblemática frase e, desta vez, pela personagem
herself, não por alguém que a dizia por piada.
Quando ouvi percebi que vinha de um televisor cá de casa mas, achei até, que seria algum slogan publicitário (parece que está na moda repescar frases feitas antigas-e-bem-sucedidas para usarem na publicidade), mas não.
Apressei-me a confirmar a origem da fala e tive uma agradável surpresa. Não é que descobri que a série está a passar outra vez na TV? É verdade!
Se forem apreciadores do género e quiserem matar saudades, prestem atenção à TV. Não vou dizer o canal porque não me quiseram pagar comissão. Mas podem ouvir a voz e o sotaque engraçado do René aqui também. O René é outro dos meus heróis.

É só clicar na barra de vídeo lateral...


segunda-feira, 15 de junho de 2009

As horas

É um lugar comum dizer-se, mas os dias passam com uma velocidade incrível. As horas sucedem-se a um mesmo ritmo. Quando me apercebo o "é hoje" já "foi ontem" e algo mais aconteceu e passou e pronto.
Tenho muitas vezes esta sensação de impotência perante a passagem do tempo. Não deixa de ser algo perturbadora a ideia de que "o que passou já não volta mais" - ó frasezita redutora e fatalista, esta.
Apesar de tudo, acabo por gostar que as horas vão passando sem que eu dê por elas. Não gosto de horas mortas. Causam-me inquietação. Olhar para o relógio e esperar que as horas passem é agonizante para espíritos inquietos. A ansiedade é agonizante para espíritos inquietos.
Infelizmente, momentos desses acontecem a toda a gente e eu não sou excepção. Tento fugir-lhes o mais que posso, contudo, a fuga nem sempre é eficaz.
Lembro-me muitas vezes de uma das falas - carregadíssima de semântica - que a personagem do filme "As horas", Richard Brown (Ed Harris era o actor) dizia: "But I still have to face the hours, don't I?"

Don't we all?


quinta-feira, 11 de junho de 2009

(I've had) The Time of My Life

Como diria o Pedro Ribeiro no programa da manhã da Rádio Comercial, "Esta música é uma grande malha!"
E é com este titulo tão bem conhecido dos "oitentistas" que existem por esse mundo fora, que dou início ao post sobre o Concerto dos "La Plante Mutante", ontem, 10 de Junho, na Praia de Faro, (até porque este foi um dos titulos interpretados pela banda).
Para quem não sabe, os La Plante Mutante são uma banda que faz covers de grandes êxitos dos anos 80.
Têm no seu alinhamento interpretações interessantes e bem dispostas, com aquelas melodias tão conhecidas dos saudosistas dos 80s.
As interpretações são acompanhadas de projecções com vídeos musicais originais, contextualizando ainda melhor a actuação.
Falando em contexto, os penteados e as indumentárias que os membros da banda orgulhosamente envergavam faziam todo o sentido. Tudo fazia sentido. Tudo fez sentido, principalmente o publico ali presente.

O alinhamento, (João P. vais arrepender-te para o resto da vida por não teres ido), foi o seguinte:

. Duran Duran - Planet Earth
. Dead or alive - You spin me round
. Madonna - Material girl
. Kim Wilde - Kids in America
. Heróis do Mar - Amor
. Dora - Não sejas mau para mim
. Lena D'Água - Demagogia
. Taxi - Chiclete
. Classix nouveau - Never again
. (I've had) The Time of My Life - Bill Medley e Jennifer Warnes
. Madonna - Like a Virgin
. Da Vinci - Conquistador
. Carlos Paião - Playback
. Modern Talking - You're my heart, you're my soul
. Modern Talking - Brother Louie
. Bangles - Walk like an Egyptian
. Michael Jackson - Beat it
. Herman José - Serafim Saudade
. Marco Paulo - Eu tenho dois amores
. Falco - Amadeus
. Baltimora - Tarzan Boy
. Eddy Grant - Gimme hope Joanna

. Eddy Grant - Electric Avenue

E porque não quero que vos falte nada...

... as fotos

O chão

Os trajes do people

O logo da banda (o projector não havia meio de sair da frente)

A banda

Porque sim

O posto de abastecimento

O people

As crias do people

Os pés da Tânia (para quem não sabe quem é a Tânia, ela é - tal como as colegas - uma gaja boa)

Thanks TASI!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Já nasceram!

A euforia por estes lado é contagiante! O "reizinho" cá de casa tem um sorriso de todo o tamanho estampado no rosto e os olhinhos brilham... Eis que finalmente deram um ar da sua graça e fizeram um coraçãozinho ficar enorme de tanta alegria.
Pensámos em dar-lhes nomes, mas, como distingui-los? Se tiverem ideias, (para os nomes ou para os distinguir), força!
Apresento-vos:




segunda-feira, 8 de junho de 2009

domingo, 7 de junho de 2009

Frase do mês

Sem grande inspiração para escrever sobre ela mas, para não falhar, dou a conhecer a frase deste mês constante da tal agenda...
Caso se sintam inspirados por ela e queiram partilhar a vossa sensibilidade na sua interpretação, tenham a bondade!

"O fundo do coração está mais longe que o fim do mundo"

Provérbio Dinarmaquês

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O poder de escolher

A propósito das eleições que se aproximam, surgiu uma pequena discussão (muito saudável, por acaso), no seio de um grupo de trabalho onde me insiro. Foram colocadas algumas questões bastante relevantes e concluiu-se, depois de toda a curiosidade satisfeita, que é bom poder-se escolher, mas que também é um peso ter a responsabilidade dessa escolha. Foi, tipo, assim:




Imagens publicações Porto Editora

Mostra Educativa em Faro

A I Mostra Educativa de Faro reúne escolas, formação profissional e instituições ligadas à educação no Jardim Manuel Bivar e pretende ser uma montra da oferta existente no sector.

Segundo o Município, organizador do evento, esta é, também, uma forma de assinalar o fim do ano lectivo e de prestar contas sobre as políticas educativas desenvolvidas. A mostra vai decorrer nos dias 4 e 5 de Junho, no Jardim Manuel Bivar.
Do sector escolar participam o Agrupamento Vertical de Escolas Neves Júnior, Jardim Escola João de Deus, Escola Profissional Gomes Avelar – SCMF, E.B.2,3 Santo António, Escola Secundária Tomás Cabreira, Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Agrupamento Vertical Dr. Joaquim Magalhães, Agrupamento Vertical de Escolas de Estoi, Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Agrupamento de Escolas do Montenegro, Escola Secundária João de Deus,
A Universidade do Algarve, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Conservatório Regional do Algarve, Direcção Regional de Educação terão igualmente presença na Mostra.
Estarão ainda representadas entidades ligadas à área da educação no concelho, designadamente o Instituto Português da Juventude Instituto de Emprego e Formação Profissional, INETESE – Instituto de Educação Técnica de Seguros / Pólo de Faro, bem como as associações ASMAL e a A.A.P.A.C.D.M, a OPIS (ONG), a Polícia de Segurança Pública Associação de Desenvolvimento local In Loco.

terça-feira, 2 de junho de 2009

A chegada do Verão

O Verão parece ter chegado ao Sul. Andou ali meio desorientado, mas acabou por chegar.
Já tracei um percurso e comecei a visitar os lugares onde, todos os anos, gosto de passar umas horitas nesta época de calor. Gosto de ver o efeito que a passagem do tempo provoca nas paisagens naturalmente belas.
Há cantinhos que ficam deliciosos!




segunda-feira, 1 de junho de 2009

O grande acontecimento

Foi, de facto, um grande acontecimento o que se passou na noite de sexta-feira, dia 29 de Maio. Refiro-me ao festival de musica dos anos 80 "Here and now" que, tal como se previa, foi um sucesso.
Não tenho imagens minhas para vos mostrar, lamentavelmente. Mas posso deixar-vos o acesso a elas à distância de um click.
tem imagens de criar água na boca e, quem for apreciador do género e não esteve lá, após o visionamento das imagens, vai "roer-se todinho", tenho a certeza.

Espero que apreciem tanto quanto eu.