sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O espaço "biblioteca"



Como diz o outro, "parar é morrer" e por isso, ontem, foi dia de visitarmos a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. Mas antes de falar sobre isso, vou explorar um bocadinho este assunto "biblioteca", espaço de que tanto gosto desde miúda.
Nos últimos anos tenho constatado com muito agrado, a grande evolução que houve nas bibliotecas por este nosso país fora desde os meus tempos de petiz. Faltar-me-á conhecer muitas, mas principalmente no Algarve (por razões maioritariamente profissionais) e no norte do país, onde costumo passar uma grande parte do período de  férias, conheço algumas. Durante o período de férias as bibliotecas são-me bastante úteis, para consultar a minha caixa de correio, escrever no blogue, enfim, usar os computadores em geral, pois não faço muito o género "levar o portátil atrás" nos (poucos) períodos de lazer que tenho.
É muito agradável verificar que foram bem aproveitados os velhos edifícios (antigos marcos arquitetónicos das localidades, na sua maior parte), tais como, antigas cadeias e hospitais, quartéis de bombeiros, entre outros. São agora espaços revigorados, de bom gosto e convidativos. Não é por acaso que nem sempre se consegue um computador vago ou um lugar sentado para trabalhar.
Não posso deixar de acrescentar que os profissionais que lá estão para nos receber (pelo menos aqueles com quem tenho contactado e trabalhado), se têm revelado detentores de grande profissionalismo.
Foi o caso da técnica que recebeu o meu grupo de trabalho, ontem. Todo o acompanhamento e esclarecimento que nos prestou, e a forma como o fez, foram preciosos. Tendo, inclusive, preparado uma pequena apresentação em PowerPoint sobre a história do edifício onde se encontra agora a biblioteca, disposição do espaço e organização dos documentos, para nos receber. Obrigada Felisbela Costa Brás!
O resultado da atividade superou as expectativas. Porquê? Porque os meus acompanhantes não eram realmente "fãs" de bibliotecas, mas já não conseguiram sair de lá sem um cartão da biblioteca e sem um livro na mão... já para não falar do facto que os seduziu francamente, e que foi o haver por lá DVD's e CD's que podem levar para casa sem qualquer custo.

Quanto a mim, aguardando ansiosamente por conhecer a próxima!

4 comentários:

Zaira Wardrope disse...

Que sedutor... há anos que não entro numa biblioteca ( a não ser a minha e digo que não é nada má) mas realmente essa ideia dos DVD's e CD's disponíveis (coisa nova de certeza) criou-me esta insustentável curiosidade em voltar a uma biblioteca o mais breve possível, pois há coisas novas.... :)Obrigada. X

memyselfandi disse...

Não deixes de entrar numa em breve, a sério! É um universo muito cativante, a vários níveis e por várias razões...
Obrigada a ti pela visita e pelas palavras, Zaira.
Jt! =)

FLR disse...

Também já não passo por uma biblioteca há muito tempo. Muito positivo teres chamado a atenção do 'pobo' para isto. Nem sabia do tal trabalho de recuperação dos edifícios antigos para tal fim. Ora, nem tudo nem vai mal neste país...

memyselfandi disse...

FLR, é! sempre há uma coisa ou outra que nos deixa orgulhosos...
tens de passar...