sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A tal visita à madrinha (que, por acaso, mora em Londres ;)

E pronto. Encerrado definitivamente o período de férias. Espera-me, agora, um ano de muito trabalhinho, e ainda bem.
O Verão, este ano, foi, indubitavemente, refrescante (to say the least) e terminou em grande. Com direito a um saltinho a Londres e tudo! Aproveitei cada minutinho e recordo como é enriquecedor conviver com outras gentes e culturas. E é isto o que mais aprecio nas viagens a outras terras: o convívio com as suas gentes e a oportunidade de verificar como existem formas de estar e filosofias de vida diferentes das nossas e que nos mostram como é importante a diversidade, como nos apresenta novos cenários e nos faz, por isso mesmo, reflectir e, consequentemente, evoluir.
Quando vou até outras paragens não levo como objectivo principal um roteiro pré-definido com os principais pontos turísticos assinalados no mapa. Acho importante conhece-los, sim. São referências históricas e culturais dessas mesmas paragens, mas não é por aí... Gosto mesmo é de me deixar seduzir pelo que me rodeia, imiscuir-me...  de apreciar pequenas curiosidades rotineiras ou não, mas diferentes. Por exemplo, existe uma rua em Londres onde, ao Domingo, os pintores que não vêem o seu trabalho reconhecido ao ponto de expor em galerias de arte, vão colocando os seus trabalhos ao longo do muro da estrada. E são tantos que os perdemos de vista. Achei fascinante!


Achei igualmente fascinante verificar a consciência cívica colectiva daquela gente. Veja-se o seguinte: o metro esteve parado por aqueles dias (greve) e, por consequência, os autocarros passavam apinhados de gente. Paravam, mesmo assim e os seus condutores pediam que só entrassem as pessoas que fossem trabalhar. E foi vê-los a afastarem-se da porta de entrada para cederem a passagem aos que tinham obrigações para cumprir. Questionável? Talvez. Verdadeiro? Foi o sentimento que passou para fora.



Por coincidência, houve por esses dias uma iniciativa fantástica a favor do meio ambiente. A cidade teve as principais artérias encerradas ao trânsito motorizado e concentraram-se nelas centenas, se não milhares, de bicicletas. Dia muito a propósito para quem visitava a cidade. Ruído? Quase nenhum. Circular a pé, sem aquele cuidado do "look left" ou "look right" nas passadeiras foi delicioso! Em vez disto (que também houve):



Teve lugar isto:


Outro facto que me agradou bastante, foi a facilidade com que as pessoas se organizam, em tudo o que é espaço, para promoverem debates sobre as mais variadas coisas e aderirem e apoiarem causas, divulgarem os seus projectos e ideias, sei lá! 


E agora, mais no contexto do turista-que-vai-a-Londres-e-tem-que-ver, uma curiosidade que me fez rir e rir. Na cerimónia do Render da Guarda no palácio de Buckingham, tocavam os guardas as melodias costumeiras de ocasiões tais, quando, a certa altura, param. Recomeçam a tocar... "Mamma Mia" dos Abba! Espanto geral! Sorrisos. Abanavam-se esqueletos. E os Abba continuaram com outras musicas e terminaram com o "The Winner Takes It All". Não terminou a actuação "improvável" aqui. De seguida, vieram os Scissor Sisters e o "I don't feel like dancin". Bom, bom foi quando se ouviu o incrível "Grace Kelly" do Mika. Foi de ir às lágrimas! Perdeu-se em pompa, ganhou-se em criatividade.
É bem verdade que não deixei de fazer compras Em Regent e Oxford Street, no Harrods, também, mas as que realmente me encantam são as pequenas lojas de bairro, como umas deliciosas que encontrei em Notting Hill e na Baker Street de compra, venda e troca de discos em vinil. Cuchis, cuchis!



E pronto. Muito mais haveria para partilhar do constatado, mas seria alongar-me até mais não... Melhor ficar por aqui (por agora ;) .

4 comentários:

tarzanboy disse...

ai, ai, essas lojas de música... acho que me esquecia de mim ali :) O pormenor dos autocarros, evidência de uma outra maneira de estar... estou mesmo a ver o tugazinho aqui a afastar-se para deixar entrar quem vai trabalhar. ou então ia toda a gente trabalhar e entravam todos aos encontrões :) deliciosa a cena do render da guarda! fui uma única vez a inglaterra, no longínquo ano de 1993 e morro de saudades... espero ir lá em 2011, em contexto laboral :) depois dás-me umas dicas?

memyselfandi disse...

Claro! E não procures as "Albufeiras" de lá... =)

Celeste disse...

espero que voltes em breve!

FLR disse...

Muito bem! Visitinha proveitosa, ao que parece. Realmente, faz muito bem sair para outros lugares e ver o diferente. Sem duvida que aprendemos sempre.

Bj.